Home / Acontece / Textos e Reflexões

VIVENDO NA ESCOLA DO DESERTO DE DEUS

“Reprendeu o mar vermelho, e ele secou, e fê-los passar pelos abismos, como por um deserto”. Salmos 106.9

O deserto tem como definição uma zona ávida, com precipitações atmosféricas irregulares ou escassas, vegetação inexistente ou rara e relevo formado pela alteração de determinadas rochas em baixa diversidade quanto a fauna e a flora. E é um lugar como este, bem diferente de muitos outros belos cenários naturais ou modificados pelo próprio homem para o seu bem-estar. É nestes desertos que o nosso Deus nos envia quando quer nos preparar à uma grande missão.

Moisés e Arão, como está em Êxodo 5.1 disseram a faraó: “Assim diz o Senhor, Deus de Israel. Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto”. Os judeus chamam de deserto como lugar de palavra, encontro com Deus, escola de Deus. O povo de Deus passa 40 anos sendo formado por Deus até estar pronto para entrarem na terra prometida, comendo maná e sendo guiados por uma coluna de nuvem e de fogo. O próprio Moisés antes de ser o professor desta escola, ele passou 40 anos no deserto de Midiã, formou sua família e cuidou de ovelhas. Família local de aprendizado com Deus.

Por último podemos citar o evangelho de Mateus 4.1,2. Quando o nosso Cristo, Jesus de Nazaré, Senhor e Salvador, é levado pelo Espírito Santo ao deserto, e depois de jejuar 40 dias e 40 noites foi tentado pelo diabo e venceu.

Como foi este deserto? Onde a comunhão do Pai com o filho nos faz entender a suma importância desta consagração?

Ao sermos levados para o deserto, creiamos que o Senhor ali estará nos esperando como o grande oleiro, o mestre, o sábio rabino para nos transformar dia após dia fortalecendo a nossa fé para os desafios diários sustentando a nossa esperança naquele que voltará e virá nos buscar. Não permaneceremos muito tempo no deserto. A sua promessa é que viveremos eternamente ao seu lado em um lugar chamado o paraíso. Sigamos olhando para Cristo, aquele que venceu. Glória e majestades sejam dadas a ele. Amém.

 

FRANCIDETE LIMA

Ver todos os textos e reflexões.