Home / Acontece / Textos e Reflexões

ENSINANDO A MENSAGEM DO REINO DE DEUS

“Pregando o Reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum”. (Atos 28.31)

 

O tema a ser trabalhado, estudado e principalmente vivido no ano de 2019 e seguimento de nossa vida cristã, nos convida, ou melhor, nos convoca a ensinar as pessoas acerca da mensagem do Reino de Deus. É a nossa Missão: “Ide por todo o mundo e pregai (ensinai) o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc. 16:15-16).

A chegada do Reino de Deus com o intuito de cumprir seu propósito de redenção (resgate) para a humanidade é apresentada inicialmente pelo profeta João Batista em relato presente nos três primeiros Evangelhos: “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: ‘Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus’” (Mt. 3:1-2).

Em seguida, o Grande Profeta, o Sol da Justiça, o Prometido de Deus, Jesus Cristo, inicia o seu ministério inaugurando este novo tempo e dando ênfase em seu ensino a implantação do Reino de Deus. “... foi Jesus para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus, dizendo: ‘O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc. 1:14-15).

Assim como João Batista que em Lucas 3:3 “percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”; Jesus deu ênfase a respeito da importância de que a mensagem do Reino de Deus fosse ensinada em outras localidades, ao dizer que “é necessário que eu anuncie o Evangelho do Reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado” (Lc. 4:43).

Desta maneira, os discípulos de Jesus entenderam seu chamado de irem até Ele para serem feitos pescadores de homens (Mc. 1:17), e seguiram ensinando a mensagem do Reino de Deus por onde iam. Os 12 discípulos foram enviados 2 a 2 para anunciar, ensinar a mensagem do Evangelho. “Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependessem” (Mc. 6:12).

Depois, em um novo envio de seguidores, Jesus transmite orientações a 70 pessoas que iriam em seu nome anunciar e ensinar a mensagem do Reino de Deus nas localidades (Lc. 10:1-12). “Anunciai-lhes: a vós outros está próximo o Reino de Deus”.

Ao detalhar o que estava escrito nas Escrituras sobre sua morte e ressurreição, Jesus Cristo ordena a seus seguidores, a que revestidos do poder do Espírito Santo: “pregassem em seu nome acerca do arrependimento para remissão de pecados à todas as nações, começando de Jerusalém” (Lc. 24:47).

Diante dessa compreensão, foi isto que o apóstolo Paulo fez com intrepidez, pois entendia bem a sua missão. Ele pregou o Reino de Deus e ensinou em detalhes e em profundidade as questões concernentes a mensagem do amor de Deus pela humanidade. “Paulo teve toda a liberdade para ensinar sobre o Reino de Deus e seu Rei, Jesus”. O ápice do livro de Atos tencionado pelo autor era “a vitória do Evangelho em pleno coração do Império Romano”.

Da mesma maneira, somos desafiados, eu e você, a viver o Reino de Deus, e ensinar a sua mensagem de amor às pessoas que tanto necessitam aprender.

 

No Amor de Cristo,

Pr. Anderson Cavalcanti – SIB de São Luís

 

PASTOR ANDERSON

Ver todos os textos e reflexões.