Home / A Igreja / Organizações Missionárias

A União Missionária de Homens Batistas do Brasil - UMHBB, foi organizada em janeiro de 1978, na Assembléia Anual da Convenção Batista Brasileira, realizada na cidade de Recife no estado do Pernambuco, com o nome de União Masculina Missionária Batista do Brasil - UMMBB. Na Assembléia Anual da Convenção Batista Brasileira de Goiânia no estado de Goiás, em janeiro de 1998, passou a se chamar União de Homens Batistas do Brasil. Em 2012, na 33ª Assembleia anual passou a se chamar União Missionária de Homens Batistas do Brasil - UMHBB

A UHBB tem um CPC com treze membros, sendo nove conselheiros e quatro membros da diretoria. Para a realização das suas atividades ela tem uma Secretaria Geral, administrada pôr um Secretário Geral nomeado pelo CPC, com três departamentos fins:

  • DENASHOB - Departamento Nacional de Sociedade de Homens Batistas
  • DENAGAM - Departamento Nacional de Grupo de Ação Missionária
  • DENAER - Departamento Nacional de Embaixadores do Rei

 

O DENAER direciona as suas atenções para os meninos na faixa etária de 09 aos 16 anos de idade. Esses meninos são carinhosamente chamados de Embaixadores do Rei, porque eles são orientados para serem verdadeiros representantes do Rei Jesus Cristo aqui na terra.

Na Segunda Igreja Batista os Embaixadores do Rei é uma organização que está há 60 anos chamada "Fred Halbrooks".

Em anexo está um pouco da história dos Embaixadores.

Histórico_da_EMFRHAB[1].pdf

 

 

Desde o início da obra batista no Brasil, as mulheres têm se reunido para orar e trabalhar por missões. Estas duas colunas – oração e serviço – têm marcado essa gloriosa trajetória que teve início em 1908. Mesmo antes de ser uma organização em nível nacional, as senhoras reuniam-se nas igrejas para orar e estudar como evangelizar e praticar beneficência. Foi organizada, em 23 de junho de 1908, a União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil, composta de 20 Sociedades de Senhoras e 05 Sociedades de Crianças.

No ano de 1922 saiu a primeira revista, intitulada Revista Para Trabalho de Senhoras Batistas, contendo programas para senhoras, moças e crianças. Também, nesse ano, as Sociedades de Moças foram incluídas e a União passou a adotar o nome: União Geral de Senhoras do Brasil, órgão auxiliar da Convenção Batista Brasileira. Pouco a pouco, o trabalho da União Geral foi se desenvolvendo, tanto na publicação de literatura, como na expansão de seu ministério.

Mensageiras do Rei, a organização mais jovem, surgiu em 1949, sob a liderança da missionária Minnie Lou Lanier, alcançando as pré-adolescentes e as adolescentes, assim completando a família da União Geral.

O nome União Geral não estava condizendo com o ideal que a organização abraçava com amor e dedicação – Missões. Por isso, em 1963, passou a chamar-se União Feminina Missionária Batista do Brasil, Feminina, porque não era só para as senhoras, mas abrangia todo o elemento feminino; Missionária, porque a sua razão de ser é Missões.

A UFMBB já não era mais um filete de água, mas um riacho onde podiam ser encontradas muitas pedras preciosas, de grande valor para o reino de Deus.

 

PRIMEIRA DIRETORIA

(Na foto, a diretoria de 1911. Quatro delas, Graça Entminger (presidente), Jane Soren (vice presidente) e Isabel Costa (1ª secretária) e Edelvira Rodrigues de Morais (2 ªsecretária) fizeram parte da primeira diretoria em 1908. A última à direita é Emma Paranaguá, eleita tesoureira na diretoria de 1911.)

A trajetória de bênçãos da UFMBB começa em 1893, quando um grupo de mulheres, lideradas pela missionária americana Emma Morton Ginsburg, (esposa de Salomão Ginsburg) reúne-se para oração e estudos de missões na Bíblia, na PIB de Niterói, RJ. As agradáveis notícias da organização da primeira sociedade logo se espalharam, e em pouco tempo, outras sociedades foram organizadas. Em 1902 consta a organização da primeira Sociedade de Crianças – Raio de Luz – no dia 2 de agosto, na IB do Engenho de Dentro, RJ. É provável que outros grupos já existissem. Em 1907, em uma das reuniões da primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira, dona Emma, uma apaixonada pelo trabalho das mulheres, apresentou o projeto para a criação de uma organização que reunisse todas as sociedades de senhoras numa organização nacional.

Em 23 de junho de 1908, quando da 2ª reunião da Convenção Batista Brasileira, organizou-se a União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil, já eram 20 sociedades de senhoras e cinco organizações de crianças. Poucas mulheres, nenhuma literatura, apenas muito amor a Deus e desejo de servi-lo.

A presidente da nova organização foi a missionária Graça Entzminger e a vice-presidente, dona Jane Soren, que na ocasião estava ausente, pois havia nascido, dois dias antes, o seu filho João Filson Soren, que anos mais tarde se tornaria um grande líder denominacional. Outros membros da diretoria foram: Isabel Costa – 1ª secretária, Edelvira Rodrigues – 2ª secretária, Elisa Miranda Pinto – tesoureira.

 

NOMES DA ORGANIZAÇÃO

O nome inicial União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil foi mudado em 1910 para União Geral das Sociedades de Senhoras, auxiliar da Convenção Batista Brasileira. Em 1919, com o objetivo de participar mais diretamente da CBB, a União Geral torna-se uma Junta de Trabalho de Senhoras, dentro da estrutura da Convenção.

A experiência, porém, não deu certo e em 1922 – três anos depois – a União pediu para desmembrar-se da Junta e passou a denominar-se União Geral de Senhoras do Brasil – auxiliar da CBB, com o direito de convocar as reuniões e ter sua própria Assembléia.

Somente em 1963 passou a ter o nome atual: União Feminina Missionária Batista do Brasil, UFMBB, nome que expressa bem os objetivos e os propósitos da organização:

• Envolver as crianças e todo o elemento feminino para uma ação dinâmica no reino, comprometidas com a propagação da mensagem do evangelho.

 

SEDE NACIONAL DA UFMBB
 

Por 28 anos o trabalho da União Geral funcionou sem um escritório próprio. Somente no dia 9 de junho de 1936 que o trabalho ganhou uma sede, com quatro salas, no 2º andar do prédio da Casa Publicadora Batista, na Praça da Bandeira, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Antes, de 1926 a 1936, ocupou, gratuitamente, uma sala oferecida pela Junta de Escolas Dominicais e Mocidade na Rua S. José, e dois anos depois, na Rua do Carmo, no centro da cidade do Rio de Janeiro, RJ.

O trabalho crescia e se desenvolvia e por isso mesmo o atendimento aos campos estaduais, o preparo da literatura e a necessidade de uma equipe com mais pessoas exigiam maior espaço. Surge, então, a necessidade de uma nova sede e no dia 15 de outubro de 1976 a União Feminina Missionária Batista do Brasil, graças à ajuda, mais uma vez, das senhoras batistas do Sul dos Estados Unidos e a participação dos diversos campos estaduais do Brasil, com a mobília, foi inaugurada a nova sede à Rua Uruguai, 514, Tijuca, RJ. O prédio recebeu o nome de Sophia Nichols.

O trabalho, no entanto, continuava crescendo e novamente fazia-se necessário mais espaço. Um prédio anexo ao anterior foi construído entre os anos de 1988 a 1993. Agora, sob a direção de Lucia Margarida: novos banheiros e cozinha, sala de computadores, almoxarifado e um amplo auditório,  entre outros.

 

ESCOLA DE PREPARO DE VOCACIONADOS

Em 1941 a Convenção Batista Brasileira concedeu à União Geral o privilégio de dirigir a então Escola de Trabalhadoras Cristãs, hoje Seminário de Educação Cristã, em Recife, PE, e a Escola Teológica de Obreiras, no Rio de Janeiro, que mais tarde, com nova sede, tornou-se o Instituto de Treinamento Cristão, ITC, depois Instituto Batista de Educação Religiosa, IBER, e agora, Centro Integrado de Educação e Missões, CIEM.

Várias mulheres serviram como diretoras dessas casas. São elas:

No Seminário de Educação Cristã, SEC: as pioneiras Alyna Muirhead, Graça Taylor e Sammie Johnson, iniciadores. Paulina White foi a primeira diretora eleita. Outras, entre algumas anteriores: Mildred Cox Mein (1941-1947); Maye Bell Taylor (1948-1947); Martha Hairston (1953-1980); Lídice Gramacho (1980-1986); Dóris Penkert (1986-1987); Iracy Leite (1988-2006); Ábia Saldanha (de 2007 até hoje).

No Centro Integrado de Educação e Missões: Ruth Randall, a primeira diretora e as demais pioneiras da Escola Teológica de Obreiras; Dorine Cobb Hawkins (1949-1976); Elizabeth Oates (1977-1995); Diana Minho (1995-2002); e Maria Bernadete da Silva (de 2002 até hoje).

 

DIAS ESPECIAIS
Missões Nacionais e Mundiais

A então União Geral iniciou em 1931 a observação de um Dia Batista de Oração Mundial, na primeira sexta-feira de dezembro, com a finalidade de levantar ofertas para serem igualmente distribuídas entre as duas Juntas de Missões: Missões Mundiais e Missões Nacionais. Esse era um dia missionário, de iniciativa das mulheres batistas do Brasil.

Em 1939 e 1951, respectivamente, foram publicadas pela primeira vez na revista de Senhoras e Moças Batistas as programações para a Semana de Oração Pró-Missões Nacionais e Mundiais. Programas estes preparados pela União Geral.

Anos mais tarde as Juntas Missionárias oficializaram suas campanhas e a UFMBB continua editando na revista Visão Missionária as programações para oração Pró-Missões – Nacionais e Mundiais – que recentemente são preparadas pelas próprias juntas.

Dia Batista de Oração Mundial

O Dia Batista de Oração Mundial (DBOM) do Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial, foi, em 1948, instituído pelas senhoras da Europa, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de orar em favor das mães que perderam seus filhos na guerra. O dia, que era comemorado na primeira sexta-feira de dezembro, no Brasil, passou a ser observado conforme calendário da Convenção Batista Brasileira, com a finalidade de ofertar para as juntas missionárias do Brasil. Após ser instituído oficialmente pelas respectivas juntas missionárias da CBB, a programação de oração Pró-Missões Mundiais foi transferida para o mês de março, precedendo o Dia de Missões Estrangeiras, hoje Missões Mundiais, e a programação de oração Pró-Missões Nacionais, em setembro.

Em 1964, o DBOM passou a ser observado na primeira segunda-feira de novembro, em cooperação com o Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial, que fornece o programa a ser seguido, por todas as Uniões Continentais. Neste dia, mulheres de todos os países, onde há trabalho batista, unem-se ao trono da graça para intercederem mutuamente.

Dia de Educação Cristã Missionária

Ao comemorar o seu trigésimo aniversário, em 23 de junho de 1938, a União Geral decidiu comemorar a data com oração e com o levantamento de uma oferta para o preparo de vocacionados.

Até hoje, a oferta para Educação Cristã Missionária, é levantada com muito amor, pelas mulheres, jovens, meninas e crianças das igrejas batistas do Brasil e é dividida em partes iguais, sendo enviada às duas escolas de preparo de vocacionados patrocinadas pela UFMBB: Centro Integrado de Educação e Missões, CIEM, RJ, e Seminário de Educação Cristã, SEC, PE.

 

ORGANIZAÇÕES MISSIONÁRIAS

Amigos de Missões

 

Crendo que cada criança é criada por Deus para ser uma pessoa íntegra, atuando em harmonia com os planos de Deus, o objetivo principal da Divisão Crianças da União Feminina Missionária Batista do Brasil é oferecer experiências de ensino-aprendizagem para o segmento infantil, através da organização Amigos de Missões, propondo-se a ajudar a criança a crescer espiritualmente de uma forma saudável. O conhecimento da obra missionária e o envolvimento da criança nessa obra constituem o cerne do ministério da organização.

 

 

 

 

Através de brincadeiras, atividades orientadas e projetos especiais promovidos nos encontros dos Amigos de Missões, a criança tem a oportunidade de começar a descobrir seus dons e praticá-los para a edificação da igreja.

A Divisão Crianças tem como objetivo secundário a capacitação de líderes de crianças, produzindo literatura, recursos e treinamento que aperfeiçoem o dom do ensino.

Nosso público alvo são as crianças de quatro a oito anos de idade.

 

Mensageiras do Rei

Mensageiras do Rei é uma organização missionária para meninas de 9 a 16 anos.

Na igreja, pode haver dois grupos: um para as meninas de 9 a 11 anos (pré-adolescentes) e outro para as de 12 a 16 anos (adolescentes). As idades de 9 e 16 anos (para ingresso e saída da organização respectivamente) devem ser consideradas flexíveis. Isto porque pode ocorrer de uma menina de 7 ou 8 anos já estar apta a ingressar na organização, enquanto que outra de 17 e até de 18 anos pode se mostrar interessada em nela permanecer, especialmente se ainda não concluiu o sistema de graduação. Cada caso, no entanto, deve ser tratado de modo individual.

Não é exigido da menina que seja convertida ou batizada para fazer parte da organização, uma vez que esta se constitui num meio de levá-la a ter uma genuína experiência de conversão ao lado de Cristo.

 
 

Por ter um caráter missionário, primeiramente, a organização se propõe a oferecer condições para que suas sócias cresçam no conhecimento de missões, orem por missões, contribuam para missões e assumam sua responsabilidade de testemunhar de Jesus Cristo. Além disso, oferece educação cristã, treinamento e oportunidades de serviço social cristão, tendo em vista o desenvolvimento da personalidade total da menina e sua integração nas atividades da igreja e da denominação.

Na organização, a sócia encontra várias oportunidades de se desenvolver socialmente, fazendo novas amizades e aprendendo a trabalhar em equipe com as meninas de sua idade. Sua vida é ricamente abençoada enquanto segue o sistema de graduação Aventura Real se envolve no programa da organização. Além disso, tem o privilégio de participar de acampamentos, congressos, intercâmbios e muitas outras atividades próprias para a sua idade.

 

MULHERES CRISTÃS EM MISSÃO

 

 

Mulher Cristã em Missão é uma organização missionária para mulheres a partir de 17 anos, que tem como objetivos:

 

· Envolver as mulheres no cumprimento da Grande Comissão.
· Oferecer subsídios à mulher para aperfeiçoar-se física, espiritual, social e emocionalmente.
· Capacitar a mulher para fortalecer a vida espiritual do seu lar.
· Apoiar o educador cristão e/ou pastor na implantação e fortalecimento das organizações Amigos de Missões e Mensageiras do Rei.
Para alcançar tais objetivos, Mulher Cristã em Missão oferece um conteúdo curricular que permite alcançar a mulher em sua integralidade.

 

Mulher Cristã em Missão é formada por quatro grupos específicos. A proposta dessa estrutura é permitir que as mulheres se reúnam em grupos cujos interesses sejam comuns. Pensando nos diferentes estágios pelos quais passa a mulher ao longo de sua existência, são sugeridos quatro grupos de mulheres: Jovem, Singular, Mãe e Plena.

 

É possível que a realidade de uma igreja não permita a formação dos quatro grupos sugeridos. Neste caso, formam-se apenas os grupos possíveis.

 

Para o grupo Jovem utilize a revista Ela, Vida & Missão