Home / A Igreja / Nossa História

HISTÓRICO DA SEGUNDA IGREJA BATISTA

 

A Primeira Igreja Batista

Nos idos de 1908, após dezesseis anos de trabalho missionário, o sueco Erik Alfred Nelson, que ficou conhecido como Eurico Nelson, chegou à ilha de São Luís onde, após recuperação de sua saúde, iniciou um trabalho de pregação do evangelho. Assim, passou à divulgação da palavra de salvação, de forma que, passados cinco meses de trabalho, na data de 23 de maio de 1908, foi organizada a Primeira Igreja Batista em solo maranhense. Foi constituída com 09 membros, entre os quais lá estavam os irmãos vindos do Pará, Paulo Barros e Manoel Gomes dos Santos sendo, este último, eleito o primeiro pastor da nova igreja.

 

Criação da Convenção Batista Maranhense

Ao Final do ano de 1933, aportou em São Luís, vindo de navio a vapor, o missionário Dr.T.B. Stover, com o propósito de conhecer os obreiros do Maranhão. Acelerou a elaboração do projeto de criação da Convenção Batista Maranhense no intuito de gerir os trabalhos, pois sentia necessidade de crescimento, descentralização e expansão da ação missionária. Tal atitude foi tomada posterior ao conhecimento da dissenção ocorrida entre membros da Primeira Igreja que, no momento de sua organização, integrava a Convenção Pará/Maranhão.

A Segunda Igreja Batista em São Luís

Membros dissidentes da Primeira Igreja, após dezessete anos de conflito que resultou no apartamento das Convenções paraense e maranhense, reuniam-se na residência da irmã Bernadina Costa Silva, situada à Rua Estrada da Vitória, 258, João Paulo, para ali prestarem culto ao Senhor. Mas o desejo dos corações daqueles irmãos era a organização de mais uma igreja Batista.

No ano de 1955, o terreno para a construção do templo foi adquirido, de modo que a pedra fundamental foi lançada onde futuramente seria a porta central de acesso ao santuário. No ato memorável, os irmãos depositaram Bíblias, Cantor Cristão, Jornais informativos. Com muita alegria, os membros participavam do mutirão que consistia em descarregar o material de construção comprado em Rosário e transportado de trem para que se desse início a construção do templo.

O Templo foi construído para honra e glória de Deus e, no dia 1º de maio de 1957, a Segunda Igreja Batista de São Luís foi organizada com 51 membros fundadores, sendo 45 advindos da Primeira Igreja Batista de São Luís e 06 membros da igreja Batista de Chapadinha. Em cumprimento à formalidade para organização da igreja, foi constituído o Concílio: Pr. Capitulino Lázaro Amorim - Presidente; Patrício Pereira Gomes - Secretário; Missionário Daniel Luper – Orador.

Durante a programação foi lido o Pacto das Igrejas Batistas e a mensagem anunciada tinha por tema “O QUE É UMA IGREJA BATISTA”. Após estes atos a nova Igreja recebe oficialmente o nome de SEGUNDA IGREJA.

Na estrutura ativa da Segunda Igreja já estavam em funcionamento a Escola Bíblica Dominical, União de Treinamento, Sociedade de Senhoras, Sociedade de Moças, Mensageiras do Rei e Sociedade de Crianças. Estas organizações solidificaram o crescimento espiritual da membresia e trabalhavam para o alcance de outros ao conhecimento de Jesus.

Focada no propósito para o qual foi instituída, a Segunda Igreja Batista de São Luis iniciou suas ações de expansão de proclamação da palavra de salvação, e nesse intento, no dia 29 de março de 1958 organizou a Igreja Batista Central.

Em 1959, sob a orientação do Missionário Fred Halbrooks, foi oficializada a criação da organização missionária dos Embaixadores do Rei onde, com imensa alegria, aos meninos e adolescentes de nove a dezesseis anos foram oportunizados de tempo e material fundamentado na Bíblia para conhecer mais de Deus e o compromisso de ser mensageiro do Senhor.

Em cumprimento ao propósito do IDE, a Segunda Igreja Batista de São Luís, em processo de multiplicação na década de 1960, organizou a Igreja Batista Nova Canaã, em 25 de outubro de 1962; a Primeira Igreja de Cajapió, em 03 de abril de 1967; a Igreja Batista do Calvário, em 07 de dezembro de 1967; a Igreja Batista da Alemanha, em 13 de julho de 1969.

Incansavelmente os irmãos caminhavam servindo a Deus com dedicação e vencendo os desafios. A Segunda Igreja Batista de São Luís hospedou no período de 24 a 27 de julho de 1960 a 26ª Assembleia da Convenção Batista Maranhense. Este fato se repetiu quando recebeu com alegria a 33ª Assembleia que aconteceu no período de 02 a 04 de novembro de 1967.

Em atenção à necessidade de melhor acolhimento dos irmãos para estudo da palavra e demais fins, a Igreja deu início à campanha de construção denominada EDIFÍCIO DA FÉ, utilizando o descrito em Apocalipse 21.18-20. Assim, a Igreja mobilizada concedia à cada pedra citada no versículo um valor significativo e assim os irmãos entregavam a sua contribuição de modo que, em tempo previamente planejado, esperavam ver erguido o almejado edifício.

Evangelizar constituía a meta maior da Segunda Igreja Batista. Para alcançá-la, necessário se fazia a preparação de evangelistas, uma vez que o trabalho ganhava expansão para honra e glória de Deus, o fiel guarda dos homens desde ontem, hoje e para todo sempre.

A Segunda Igreja, com o firme propósito de plantação de igrejas, ação que envolvia toda membresia, teve a alegria de, no dia 22 de junho de 1978, organizar a Igreja Batista Cordeiro de Deus, no bairro Ivar Saldanha.

Os anos de 1980 foram anos profícuos e mais consolidados às ações dos trabalhos de evangelização que se estruturaram ainda mais nesses anos com o lançamento do anteprojeto de evangelização, quando foram realizadas conferências, entrega de literatura nos bairros, culto nos lares, clarinadas evangelísticas em praças públicas, preparação de equipes para fortalecimento dos pontos de pregação, apoio à Campanha Nacional de Evangelização, preparação de equipes para trabalho de evangelização nos presídios, evangelismo pessoal, dentre outras. Todas as ações realizadas tinham por propósito trabalhar a membresia quanto ao compromisso de levar as pessoas a conhecerem Jesus Cristo como Salvador.

Tivemos mais uma década abençoada como discípulos do Senhor Jesus, pois vimos a multiplicação e expansão da obra com as organizações das Igrejas a seguir: Igreja Batista em Itapecuru Mirim, organizada em 21 de julho de 1982; Igreja Batista do Coroadinho, organizada em 14 de abril de 1984; Primeira Igreja Batista em Mirinzal, organizada em 11 de outubro de 1986, e Igreja Batista em Vila Palmeira, organizada em 18 de julho de 1987. Necessário se faz parafrasear Salmos 126.3: “Grandes coisas fez o Senhor pela SIB nestes anos, por isso ela se alegra”.

Nos anos que compõem a década de 1990, o propósito da igreja foi marcado com a decisão de marchar com confiança, sempre em uma expectativa de crescimento, pois portas abriam-se e a igreja vislumbrava novos horizontes. Assim, foram promovidas séries de estudos focadas nos problemas da família e daí resultou a implantação de 08 (oito) núcleos bíblicos em residências.

Observando a necessidade de prosseguimento ao cumprimento de conclusão do prédio Edifício da Fé, a igreja volta à ação de construção, e assim o prédio foi ampliado. O foco para Evangelismo era sempre mantido em alta, e assim, mais uma vez, a igreja participa do treinamento para o NEBS ministrado pelo Pr. Jedaías Ferreira de Azevedo, sendo implantados 06 núcleos nos lares. Outro acontecimento importante foi a Semana de Conferência que teve como preletor o Pr. Manoel Nascimento, o apascentador da Igreja Batista Central.

Alguns atos merecem registro nesta década: Ingresso na Associação da Grande São Luís; Oficialização da Diretoria do grupo de Ação Missionária à União Masculina Missionária; Aprovação do Estatuto da Fundação Batista de Educação e Ação Social, e criação da educação secular denominada Colégio Batista Domingas Magalhães Cardoso.

Agradecidos somos a DEUS pelos pastores, irmãos evangelistas e líderes pelos trabalhos feitos por estes à causa do Mestre. Também aqui fomos abençoados quando o Senhor, por compaixão e graça, nos concedeu a oportunidade de organizar a Igreja Batista Betel em 1º de dezembro de 1990, no bairro Jordoa; a Igreja Batista em Pindaré Mirim, no dia 26 de junho de 1992; a Igreja Batista Adonai, no dia 08 de dezembro de 1992, Vila Operária; a Primeira Igreja Batista Indígena, em 09 de junho de 1994, no então povoado Arame; e a Igreja Batista Nova Vida, em 26 de dezembro de 1998.

Outro fato histórico foi a celebração do Jubileu de Esmeralda – quarenta (40) anos. Nesta data, considerando que o IDE constitui nossa missão, foi realizada uma Cruzada Evangelística no ginásio Castelinho. O proclamador da Palavra foi o Pr. Miguel esposo da cantora Denise, responsável pelo enlevo espiritual.

No ano de 1994 a Segunda Igreja Batista solicitou formação de Concílio como fim de examinar o irmão Enoc Almeida Vieira, candidato ao Ministério da Palavra.

Desta sorte, o Concílio reuniu-se em 21 de junho, e ficou assim a Constituição do Conselho: Pr. José Oliveira dos Reis - Presidente; Pr. Manoel Alves Vasconcelos – Secretário; Pr. José William Campelo – Examinador. Pastores presentes quando da realização do Concílio: Pr. Jedaías Ferreira de Azevedo, Pr. Elizeu Martins Fernandes, Pr. José Anilson Granjeiro, Pr. José Francisco Alves filho, Pr. David Delmison Sá Pereira, Pr. Nestor de Jesus Melo, Pr. Bento Paiva Bezerra e Pr. José Ribamar Lacerda - Orador que falou utilizando o tema “O Ministério Pastoral Contemporâneo”. Outras realizações que merecem registros são: Conclusão da construção do Edifício da Fé, envolvimento da membresia nos diversos ministérios denominados pela igreja, como oportunidade de autorrealização na obra do Senhor; I Congresso da Terceira Idade; Cruzada evangelística para crianças; realização de dois (02 ) momentos de Escola Bíblica Dominical em razão do espaço existente que não acomodava a membresia em um mesmo horário; Implantação da Ação: Missões da Igreja local – MIL; Plantação de novas Igrejas na década de 2000: Igreja Batista Monte Moriá, em 30 de março de 2001; Igreja Batista Elioenai, em 30 de junho de 2001;Igreja Batista Manancial, em 07 de julho de 2001; Igreja Batista Novo Alvorecer, em 29 de dezembro de 2001; Igreja Batista Fonte de Vida, em 10 de julho de 2004.

No ano de 2007, o Jubileu de ouro da SIB contemplou 365 dias de expressão de gratidão a DEUS pelos 50 anos de lutas e vitórias. A DEUS somos imensamente agradecidos por toda experiência que tivemos como Igreja do Senhor para nesta data ter construído nossa HISTÓRIA DE FÉ.

Em contínua atenção à missão que nos foi dada pelo Senhor Jesus, a ação de testemunhar do Senhor Jesus não cessa e a SIB marcha na sua contínua decisão de anunciar CRISTO, o SALVADOR e plantar igrejas. Assim, foram organizadas as seguintes igrejas: Igreja Batista Centenário, em 20 de janeiro de 2008, ano de comemoração de 100 anos de propagação da Palavra de Salvação no estado do Maranhão; Igreja Batista Manancial (Quebra Pote), em 20 de outubro de 2012.

A Segunda Igreja Batista – SIB, nestes 60 anos de profícuo trabalho em cumprimento do IDE, através das Organizações missionárias, traz à lume o registro do trabalho de evangelização nas frentes missionárias e congregação até a plantação de Igrejas. Revisitando a memória, citamos:

Diácono Augusto Ataíde Ramos, Manoel Mariano de Araújo, Gerson Ataíde Ramos, Silas Malheiros, Diácono João Crisóstomo de Sousa, André Cursino Sodré, Murilo Costa e Silva, Diácono Domingos Tiago Cardoso, Diácono Gregório Raposo, Diácono Jose Ribamar Farias, Francisco Ramos Farias, Diácono Manoel Pereira Martins, Jonas Carlos da Silva, Regino Benedito Farias, Wilson Monteiro Oliveira, Bernardo Cutrim , Juraci Costa da Silva, Vivaldo Pantaleão Cordeiro, Zenilro Pereira, Roque de Jesus Oliveira, José Ribamar Batista de Sousa, Silvestre de Sousa. Merece destaque também a irmã Domingas Magalhães Cardoso, grande evangelista membro da Segunda Igreja, que não perdia uma oportunidade para anunciar Cristo como Salvador. Este reconhecimento veio a estabelecer-se ao dar-se o nome desta irmã à escola criada por esta igreja.

Os irmãos mais experientes ensinaram os mais moços, e dentre estes alguns, em atendimento ao chamado do mestre, seguiram ao preparo missionário, e hoje exercem o pastoreio de Igrejas. Atualmente a Segunda Igreja Batista de São Luís – SIB vivencia a expansão do evangelho em Vila Vitoria, em Maracanã, e, em Rio Grande.

       Desde julho de 2014 está a frente da Igreja o pastor Anderson Carlos Guimarães Cavalcanti, um ministro jovem/adulto, com sonhos e planos de expansão para igreja. Desde que chegou vem buscando consolidar a visão multiplicadora, redefiniu os ministérios, ampliou a ligação entre igreja e o Seminário Teológico em São Luís e está disponível para o agir de Deus na sua vida e na vida da Igreja.

No ano de 2017 foram compartilhados muitos planos e desafios. O ano do Jubileu de Diamante, ano de celebração dos 60 anos da SIB, de gratidão e de renovação diante do nosso Deus o compromisso de servi-lo e testemunho do Seu amor a todos, pois somos chamados a anunciar o Reino com o Poder de Deus. Foi um momento celebrativo e ímpar na vida da Segunda Igreja. Assim podemos dizer: Glórias a Deus, pois “Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres” (Salmo 126:3). É importante registrarmos no final do ano de 2016 o irmão Jonathan Souza foi chamado para assumir o Ministério de Música da Igreja, consolidando seu ministério em 2017, como prata da casa, a igreja segue na visão de investimento ministerial. Nesse interim, é válido ressaltar que houve expansão na família pastoral fruto do amor entre o pastor Anderson Cavalcanti e Jucineuza Cavalcanti, a chegada de duas heranças que o Senhor lhes concedeu, Melinda e Nicole Cavalcanti.

Os frutos da visão missionária de expansão do reino de Deus através da capacitação de líderes e formação de obreiros para a excelente obra do ministério, começaram a serem colhidos. Nos primeiros seis anos de ministério do pastor Anderson Cavalcanti, cinco servos de Cristo ligados a Segunda Igreja Batista em São Luís concluíram o curso de Teologia Pastoral no Seminário Teológico Batista em São Luís, entre 2018-2019: Antônio José Nogueira, Agenir Mariano Ferreira, Adelaide de Paulo dos Santos Ferreira, Benedito Almeida Carvalho e Thiago Neves Carvalho.

Segue-se a visão, e para dez anos de ministério outros sete irmãos seguem na área de formação em Teologia Pastoral, três na área de Educação Cristã e dois na área de Música, e esse não é o limite, ainda existe espaço para muitos outros se capacitarem, que o Senhor da seara envie. Segue aliado a proposta de organização de duas congregações em Igreja, e a abertura de uma nova frente missionária. Para tanto, Deus conduza e seja com a sua Igreja na visão de multiplicação e discipulado, tudo para Sua glória.

            Chega 2020, um ano de adaptações intensas e muito rápidas. O mundo ficou atônito diante uma pandemia não esperada, um vírus invisível forçou as pessoas a se resguardarem em suas casas e palavras como distanciamento e isolamento social, protocolos sanitários, álcool, máscaras, sanitização e tantas outras, tomaram espaço nos mais diversos âmbitos do diálogo comum, científico, filosófico e religioso. Quantas vidas perdidas, famílias enlutadas, casamentos acabados, empresas fechadas, depressão, ansiedade, socialmente o mundo foi abalado por diversas crises, da política à econômica.

            E a igreja? Como todo organismo, além dos enfrentamentos citados acima, tateou suas dificuldades internas, do abrir a igreja ao usar máscara, da quantidade de pessoas para o culto, da incredulidade para alguns e do cuidado com a vida do próximo para outros. Alguns pastores e líderes se exauriram, chegaram ao limite, mas graças a Deus e pela sua infinita bondade, a SIB segue avante clamando por misericórdia para esse tempo e proclamando do evangelho do Senhor Jesus as nações.

            Diante desse cenário pouco incentivador e otimista, a SIB se manteve cultuando a Deus em comunidade online, agora está online e presencial, dobrou a quantidade de cestas básicas doadas por mês, batizou irmãos na sede e nas congregações, conseguiu realizar algumas atividades propostas para o segundo semestre de 2020 com uma outra roupagem, realizou 4 casamentos, e celebrou a consagração ao ministério pastoral do irmão Thiago Neves Carvalho. Podemos dizer que até aqui nos ajudou o Senhor, e cremos que continuará para glória de Deus e edificação da sua igreja. A igreja deve seguir em frente fazendo sua parte com prudência e responsabilidade.  

            O ano de 2021, assim como o anterior, apresentou desafios parecidos, porém intensificados. Caminhar em sabedoria e equilíbrio foi um verdadeiro passo de fé, mas Deus em sua infinita sabedoria conduziu sua igreja a viver cada dia como ensina o mestre Jesus no sermão do monte, desafiando os pastores, líderes e comunidade a não tirar o foco da missão. A igreja convidou em janeiro de 2021 o pastor Thiago Neves Carvalho para assumir a função de Educador Cristão, formando o tripé denominacional (Pastoral, Educacional e Música). O investimento na formação dos irmãos levou a irmã Riana Morgado do Nascimento, formar-se na primeira turma do Polo SEC/MA (Seminário de Educação Cristã) em parceria com o Seminário Teológico Batista em São Luís. Assim sendo, para a glória de Deus, a SIB de São Luís cumprindo a missão do Senhor Jesus enraizada desde sua gênese, plantou a vigésima terceira igreja em solo maranhense, a Igreja Batista Hebron em Rio Grande, zona rural de São Luís. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”. (Rm 11.36)

            O ano de 2022, apresentou novos horizontes, o respirar mais aliviado dos anos intensos de pandemia, embora seus desdobramentos sejam um lidar diário. O irmão Agenir Mariano Ferreira foi consagrado ao ministério pastoral. As obras na congregação em Vila Vitória foram intensificadas e o povo de Deus focado na missão não hesitou em contribuir através das ofertas, das orações e indo ao campo. Por isso, com gratidão a Deus, a SIB de São Luís cumprindo a missão do Senhor Jesus enraizada desde a sua gênese, plantou vigésima quarta igreja na capital, a Segunda Igreja Batista em Vila Vitória. Ressalta-se ainda a conclusão do curso de Teologia Pastoral no Seminário Teológico Batista em São Luís dos irmãos Ezequiel de Jesus Azevedo Ribeiro e Regino Benedito Farias Sobrinho. Dois casamentos foram realizados, a igreja testemunhou a formação de duas novas famílias. Finalizou-se o ano com 12 novos membros batizados.

No ano de 2023, a obra não parou, a igreja completou seus 66 anos e seguiu firme na sua missão de anunciar o evangelho, apoiar a obra missionária e a formação de líderes e discípulos frutíferos. Consolidamos um trabalho mais efetivo em nossa congregação do Maracanã com o apoio mensal dos ministérios da sede; foi adquirido um terreno ao lado da congregação para a construção do prédio da educação e o PEPE continua seu trabalho, abençoando a vida daquela comunidade. Nossas campanhas missionárias ultrapassaram seus alvos e as campanhas avulsas feitas para abençoar a igreja foram exitosas. Os bancos da igreja foram reformados e seguem agora sendo acolchoados e já seguimos também para a mudança do piso do nosso pátio externo; foi implantada a energia solar em nossa igreja e concluímos algumas reformas em nosso prédio anexo mais antigo. Na área da educação a formação continua e tivemos a irmã Cláudia Neves se formando no curso técnico em música e o nosso ministro concluindo sua pós em gestão do ministério de Adoração pelo Seminário do Sul; para 2024 estamos enviando o irmão Juraí ao Seminário de teologia. A nossa área de adoração tem se consolidado e tivemos de forma inédita o Musical de Dia dos pais apresentados pelas nossas crianças e também pela primeira vez um musical acompanhado pela banda e orquestra, que foi o nosso musical de natal, além de outros musicais que tem sido benção para a edificação da igreja; o ministério de louvor de nossa igreja completou 20 anos e pudemos perceber o quanto Deus tem abençoado a SIB nessa área. Nossa liderança, ministros de educação, de adoração e diáconos tem sido referências na obra do Senhor e tem abençoado outras comunidades e cidades do estado, mostrando através do trabalho realizado na SIB, a importância do serviço ministerial com excelência para a glória do Senhor. Tivemos 3 casamentos e finalizamos o ano com 6 novos irmãos que foram batizados. Seguimos para 2024 crendo nos bons propósitos do Senhor para a nossa igreja e com projetos importantes que fortalecerão a comunhão e o ensino. Somos gratos ao Senhor por tudo e a igreja tem seguido dia a dia na dependência de Deus, no ensino da sua Palavra, na comunhão dos irmãos para a glória de Deus e edificação do seu Corpo. “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres”. (Sl 126.3)