Home / Acontece / Textos e Reflexões

O SOM DO NATAL

“De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: ‘Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens aos quais Ele concede o seu favor.” (Lc 2. 13 e 14)

 

O natal é um tempo de celebração, de festas, de luzes, de muitos sons. Ao redor da cidade, lindos cenários são montados e o tempo natalino encanta a todos que o contemplam. É a época onde as famílias se reúnem, trocam presentes, se confraternizam. Em nossas igrejas, os coros se preparam para apresentarem lindas cantatas e celebrarem o verdadeiro sentido do natal. Sentido este, que por tantos é esquecido, que com o comércio aquecido, deixa-se de lado e muitos nem lembram porque estão festejando o natal.

Porém, nós como povo do Senhor, jamais podemos esquecer porquê essa data é tão importante, o motivo que a torna tão especial para nós. Quando pensamos no natal, lembramos de diversos hinos, canções natalinas, mas você já parou pra pensar qual o verdadeiro Som do Natal?

A Bíblia nos relata que em uma linda noite, uma multidão de anjos do exército celestial apareceu aos pastores, e com o anúncio do nascimento do Salvador da humanidade, louvavam a Deus dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra aos homens aos quais Ele concede o seu favor”. (Lc 2.14)

Sim, esta simples frase, traduz em grandiosidade o verdadeiro som do natal, som este, que traz a verdade do evangelho em sua poesia: Deus concede seu favor aos homens, através da sua graça, nos envia o seu próprio filho, para ser o Salvador de todos aqueles que creem em seu Nome. E tudo isto para a sua Glória, os anjos no início do seu cântico diziam: Glória a Deus! Hoje também somos convidados a entoar essa canção, a celebrar Jesus, o verdadeiro sentido do natal, a glorificar ao Deus de toda história, por não deixar a humanidade perdida em densas trevas, mas através de Jesus nos revelar “o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória”. (Cl 1. 26 e 27).

E como cantamos em uma de nossas canções “E na sua luz vemos a luz: Jesus nosso Salvador. Cristo, o Senhor! O Rei dos Reis, a luz dos homens!” Que possamos sempre agradecer a Deus, por nos revelar Jesus, por nos conceder graça e favor, por podermos sem vendas nos olhos, contemplar a esperança que temos de eternamente vivermos com o Senhor.

Sim, o natal traz em seu significado a revelação da glória de Deus em Jesus, e hoje junto com o Coro Jovem queremos proclamar o verdadeiro Som do Natal!

Jonathan Souza

Ministro de Adoração SIB

JONATHAN SOUZA

Ver todos os textos e reflexões.