Home / Acontece / Textos e Reflexões

PECADOS INTOCÁVEIS E A GRAÇA DE DEUS SANTIDADE AO SENHOR!

Durante esse mês, o tema proposto pela juventude tem levado a igreja a refletir sobre importância de que a Graça de Deus é suficiente para vencer todo pecado, até mesmo aqueles que julgamos ser “insignificativo ou inofensivo”, esquecendo-nos de que tudo aquilo que é contrário ao caráter santo Deus e a sua Palavra é pecado. Nesse sentido, assim como a igreja em Tessalônica, estamos sendo desafiados a fazer uma significativa reflexão, “Porque Deus não nos chamou para impureza, mas para a santidade” (I Ts 4.7). Em nossos dias é muito comum os cristãos desejarem estar com Jesus e com o pecado ao mesmo tempo. Todavia, isso sim é um equívoco e um grande engano do diabo! Deus nos chama para uma vida de santificação, “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados ...” (1 Ts 4.3a).

O que é santidade? Santidade para nós significa estar separado do pecado e voltar-se de completa e resolutamente para Deus. Muitos cristãos passam grande parte de suas vidas esperando serem transformados, mas não se alimentam espiritualmente e nem tomam decisões práticas para fugir do pecado. A medida que obedecemos aos ensinamentos bíblicos, começamos a ver mudanças positivas em nossa conduta, isso porque o Espírito Santo nos dá força sobrenatural para vencer o pecado e tudo que devemos fazer é não confiar em nossa própria força, mas orar ao Senhor pedindo sua graça e misericórdia constante. “Vos, porém, não estais na carne, mais no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça” (Rm 8. 9 e 10).

É importante entendermos que a nossa carne milita contra o Espírito e mesmo que queiramos fazer o bem, haverá sempre uma luta interior para fazermos o contrário já dizem as Escrituras. O pensador e pastor Batista A. W. Tozer disse: "Santos sem santidade são a tragédia do cristianismo". Talvez isso explica o cenário que vivemos eclesiasticamente e enquanto nação, porque o Brasil é um país cristão, mas está entre os mais corruptos e imorais. O cenário cristão contemporâneo não tem levado ao entendimento e obediência a Bíblia, é um cenário de mazela espiritual e moral que tem levado muitos a um grave erro, desinteresse pelas Escrituras Sagradas. Lutero afirmou que “O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus”. Esse tesouro estabelece os preceitos designados por Deus onde os homens devem caminhar e obedecer.

A palavra de Deus nos conclama “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pe 2. 11 e 12).

 

Deus em Cristo nos abençoe!

Pr. Thiago Neves

THIAGO NEVES CARVALHO

Ver todos os textos e reflexões.