Home / Acontece / Textos e Reflexões

EXAMINE-SE A SI MESMO

“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice”. (1Co 11.28)

 

Assim como algumas vezes necessitamos fazer alguma reforma em nossa casa, uma revisão em nosso carro, nós, seres humanos e principalmente cristãos, precisamos também passar por uma revisão. A palavra de Deus declara que é necessário fazermos uma reflexão sobre nossas atitudes e vida para que assim possamos dignamente comermos do pão e bebermos do cálice do Senhor.

Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. (1Co 11:27)

Quem comer o pão e beber o cálice indignamente será culpado pelo sofrimento de Cristo. Devemos discernir o quão precioso é o momento da celebração da ceia e quão deve ser a nossa reflexão a cerca desse momento. Apeguemos a cada dia mais com o nosso Senhor, perdoando uns aos outros e sendo perdoados, amando uns aos outros em uma linda e forte união cristã e participando da ceia com alegria e retidão de coração.

Lembre-se de que você precisa examinar-se a si mesmo, arrepender-se porque o pecado fere a santidade de Deus. Lembre-se também que diante de Deus não existe pecado oculto, mas quem se arrepende de verdade e confessa o pecado alcançará o perdão e a misericórdia de Deus.

Cristo foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. Tudo isso para que tenhamos vida em abundância e eterna com ele. Derramou seu sangue puro para que todos participem do seu reino celestial.

O texto de Paulo aos Coríntios nos serve como alerta quanto a responsabilidade e reverência que devemos ter, quando vamos participar da ceia. Jeremias 17.9 diz: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso; quem poderá conhecer? “Eu sou o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração”. 1Coríntios 11.31 diz que o Senhor quem vai nos julgar. Por isso, Paulo manda que nos examinemos, mas quem nos julga e repreende é o Senhor!

Que possamos aplicar o conselho do autoexame em nossas vidas, para podermos nos tornar partícipes do corpo de Cristo Jesus.

 

Diácono Flávio Campos

JOSE FLÁVIO DE FREITAS CAMPOS

Ver todos os textos e reflexões.