Home / Acontece / Textos e Reflexões

BUSCAR A PAZ COM MISERICÓRDIA

Buscar a paz com misericórdia exige de nós a necessidade de olhar para o próximo e suas necessidades, e ao reconhecer que nem sempre olhamos de maneira adequada, é urgente que tenhamos um sentimento de empatia (amor de Deus), para poder desfrutar dessa paz.

Nesse sentido, a bíblia nos apresenta um grande exemplo que é a parábola do bom samaritano. Aquele que cuidou do homem espancado, que se preocupou em pagar todas as despesas com aquele que estava ferido usou de misericórdia, e essa ação deve ser a que devemos ter. É preciso então dar o primeiro passo, não só de boca, mas com atitudes. Muitos carecem do nosso cuidado, e por estarmos entre as quatro paredes, algumas vezes não usamos de misericórdia com o nosso próximo que grita por socorro, ele tem fome e sede, ele precisa do evangelho.

É necessário, portanto, abrir os olhos espirituais para podermos enxergar as necessidades do nosso irmão. Vivemos em tempos difíceis, o aproxima do fim. Façamos o bem sem olhar a quem. O amor é a canção mais linda que devemos usar com o nosso próximo. Às vezes estamos tão ocupados com as nossas próprias questões que não priorizamos quem está à nossa volta. Efésios 4.32 diz, “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo". Esse versículo diz tudo sobre o tema deste editorial. Até que ponto eu perdoo? Até que ponto eu uso de misericórdia? Até que ponto eu me coloco no lugar do outro?

É sobre isso: perdoar, amar, fazer o bem, ser empático (vida na vida) e fazer a palavra de Deus gerar vida em nós. O que eu tenho feito se sou cristão? Essa deveria ser a nossa pergunta diária. Temos impactado de forma positiva a vida de nosso próximo? De uma certa forma, sim. Graças a Deus que a nossa igreja vem sempre desenvolvendo o trabalho das cestas básicas. Alguns irmãos sempre estão fazendo doações de medicações, de roupas. Cuidar do próximo são atitudes que nos faz muito bem. Quando eu cuido do meu irmão e o abençoo tanto na área material ou espiritual, Deus torna a alma mais leve e nos faz sentir úteis. Leve um pouco de alegria que existe em você, tudo isso contribui para a vida do próximo. Se doar é amar a vida. Seja grato a Deus ajudando o próximo!

 

Em Cristo,

Riana Morgado, Ministério de Educação Cristã SIB!

RIANA MORGADO SILVA DO NASCIMENTO

Ver todos os textos e reflexões.